O cultivo de azeitona cresce em todo o Rio Grande do Sul. A cada ano, novas marcas surgem no mercado, e todas com muita qualidade. Depois de alguns anos de estudo e pesquisa, com viagens para países como Espanha, Portugal e Uruguai, visitando produtores e fábricas, a Azeite Puro lança no mercado seu primeiro lote de azeite de oliva extravirgem. Focado na produção de alta qualidade, a marca gaúcha acredita que assim como o caminho trilhado pelos vinhos brasileiros, o próximo produto a ganhar destaque e reconhecimento nacional será o azeite de oliva produzido em terras gaúchas. As plantações estão localizadas na cidade de Cachoeira do Sul.
O azeite, um blend das azeitonas Arbequina, Arbosana e Picual, já é encontrado em empórios, casas especializadas e armazéns. Em abril de 2020 chega a nova safra, com volume estimado em mais de 4 mil litros. Com o pomar crescendo, essa capacidade produtiva terá aumento exponencial, ultrapassando os 100 mil litros na próxima década. "Dizer que o consumo de azeite de oliva pelos brasileiros deve aumentar em cinco, dez vezes o número atual não é nenhuma loucura quando comparamos com os índices de consumo em países como Grécia, por exemplo. Queremos participar dessa mudança de mercado" afirma Rafael Farina, responsável pelo marketing da empresa.
Ainda em 2019 a marca começa a fazer vendas pelo e-commerce. Para 2020 a intenção é chegar fisicamente aos pontos de venda no Rio e São Paulo. E nos próximos anos estar presente em todo território nacional.
A nova aposta é grupo Todeschini, conhecido pela produção de móveis em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
Foto/Azeite Puro/Divulgação