O Brasil já conhece seus melhores espumantes! A divulgação dos resultados do 11º Concurso do Espumante Brasileiro foi feita na sexta-feira, dia 18 de outubro, em Garibaldi. As degustações às cegas foram feitas por enólogos, sommeliers, médico, jornalistas e wine influencers nos dias 16 e 17 de outubro. Foram concedidas 14 Grandes Medalhas de Ouro e 111 Medalhas de Ouro para espumantes de 54 vinícolas de sete estados brasileiros, num desempenho recorde de pontuação.
O Concurso – o maior de todos - não apenas cresceu no número de amostras, que nesta edição foi 20% maior que a de 2017, chegando a 376 espumantes de 89 vinícolas, como também evoluiu na qualidade. Prova disso, é que todos os 125 espumantes premiados atingiram notas superiores a 88. Os 14 espumantes que conquistaram Grande Medalha de Ouro superaram os 92 pontos. “Não precisamos mais provar nada a ninguém. O espumante brasileiro é reverenciado no mundo todo pela sua qualidade e diversidade, fruto de muito trabalho do enólogo, dos viticultores, dos vinicultores. Em dois dias, degustamos quase 400 amostras que expressam os diferentes terroirs brasileiros. E para nossa felicidade, comprovamos que a qualidade está presente em cada um desses estados que estiveram representados com amostras. O Brasil dos espumantes é um continente de terroirs e o prazer e orgulho é todo nosso”, comemora o presidente da Associação Brasileira de Enologia, organizadora do concurso, enólogo Daniel Salvador.
PRÊMIO DESTAQUE SABRE DE OURO
O 11º Concurso do Espumante Brasileiro seguiu o formato da edição anterior, prevendo uma distinção especial concedida a espumantes que se sobressaíram em suas categorias. O objetivo é exaltar ainda mais a produção nacional. O Sabre de Ouro foi entregue a seis espumantes, um em cada categoria. Para isso, ao final do concurso, foi realizada uma degustação de preferência entre os produtos que conquistaram Medalha de Ouro e melhores medianas, a fim de destacar a preferência dos jurados.
DESTAQUES SABRE DE OURO
Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Branco Charmat
Aurora Procedências Espumante Brut Chardonnay – Cooperativa Vinícola Aurora
Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Branco Tradicional
Franco Italiano Cuvee Espumante Extra Brut - Vinícola Franco Italiano
Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Rosé Charmat
Ponto Nero Cult Brut Rosé - Domno do Brasil Ind. e Com. de Bebidas
Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Rosé Tradicional
Cave Amadeu Espumante Brut Rosé – Vinícola Geisse
Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Moscatel
Courmayeur Espumante Moscatel Rosé - Courmayeur do Brasil Vinhos
Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Nature
Valmarino Espumante Nature Sur Lie 2015 - Estabelecimento Vinícola Valmarino
GRANDE MEDALHA DE OURO
Casa Valduga 130 Blanc de Blanc
Casa Valduga 130 Brut
Cave Amadeu Espumante Brut
Chandon Passion
Gazzaro Espumante Moscatel Rosé
Gran Legado Espumante Moscatel
Íride Miolo Espumante Nature 2009
Miolo Cuvée Tradition Espumante Brut Rosé
Miolo Millésime Espumante Brut 2015
Perini Método Tradicional Espumante Brut
Valmarino & Churchill Espumante Extra Brut 2015
Valmarino Espumante Brut Tradicional - IP Pinto Bandeira 2016
Valmarino Espumante Nature 2013
Zanotto Espumante Moscatel
Conheça todas as vinícolas que receberam medalha de ouro clicando em https://www.enologia.org.br/default/uploads/concurso-do-espumante-brasileiro/resultados/resultado-85.pdf?8745461c481d811c979411a91670e736
FOTO: Jéfferson Soldi