Andreia Debon - @andreiadebon
A Alvarinho é famosa por originar vinhos brancos frescos, de acidez elevada e com marcante caráter mineral. No olfato, os vinhos produzidos com essa casta costumam apresentar notas de frutas, como banana, pêssego, limão, maracujá, além de toques florais de violeta e flor de laranjeira, amêndoas e mel.
A uva Alvarinho é originária da Região do Minho, em Portugal, onde dá origem aos renomados e mundialmente conhecidos Vinhos Verdes. Também é amplamente difundida na Espanha (com o nome de Albariño), na região da Galícia. Durante anos esteve praticamente limitada a esses dois países, mas atualmente tem se espalhado por diferentes regiões produtoras, como Estados Unidos, Austrália, Uruguai, Chile e Argentina. No Brasil ocupa em torno de 4,95 hectares em diversos municípios da Serra e Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.
Confira duas dicas de Alvarinho brasileiros e uma receita para harmonizar. Mais dicas de vinhos brancos você pode conferir no guia
https://simplebooklet.com/vinhosbrancos2020
92 pontos
Contos Galegos
Variedade: Alvarinho
Safra: 2020
Elaborado por Audace Wine indústria e Comércio de Vinhos, localizada no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves
Preço: R$ 101,30
90 pontos
Capella dos Campos
Variedade: Alvarinho
Safra: 2020
Elaborado por Vinícola Família Lemos de Almeida, localizada nos campos de Cima da Serra, Muitos Capões – RS
Preço: R$ 52
Harmonização
Os vinhos de Alvarinho são leves, frutados, minerais e com boa acidez. E por ter essas características sua harmonização é compatível com uma gama grande de receitas. O Alvarinho combina perfeitamente com comidas do mar: peixes gordos, bacalhau assado ou grelhado, sardinha, frutos do mar com sabor forte, ostras e pratos da culinária japonesa. Também vai bem com carne de porco e aves, desde grelhadas até como recheio de arroz ou risoto.
Bacalhau ao murro
Ingredientes 600 g de lombo de bacalhau dessalgado 2 cebolas, 1 cortada em 4 e outra fatiada
500 ml de azeite de oliva 4 batatas de médias para pequenas brócolis a gosto 5 dentes de alho
Modo de preparo Cozinhe as batatas cobertas com água em uma panela até que fiquem macias. Amasse com as mãos e tempere com azeite e sal grosso a gosto. Em um recipiente próprio para forno (uma assadeira de barro por exemplo) forrado com a cebola fatiada, coloque o bacalhau e a cebola, cortada em quartos e as batatas. Cubra os ingredientes com azeite e leve ao forno a 110 ºC por 20 minutos até que dourem. Os brócolis também deverão ser cozidos em água até que fiquem macios. Tempere com sal e azeite a gosto. Leve os dentes de alho cortados para cozinhar em uma panela com azeite. Mexa em fogo baixo até que o alho fique dourado e um pouco crocante. Quando assado, despeje o alho cozido por cima do bacalhau. Reservando um pouco para os brócolis.
Sirva tudo muito quente.
Comments