Andréia Debon - @andreiadebon
A Sangiovese é a uva mais cultivada na Itália – ocupa cerca de 10% dos vinhedos do país – principalmente na região da Toscana. Existem dois clones dessa variedade: Sangiovese Gosso (chamado também Prugnolo Gentile e Brunello, sendo uma exclusividade de Montalcino, onde entra na elaboração do cultuado Brunello de Montalcino) e Sangiovese Piccolo, presente nas demais denominações, como Chianti Classico, Nobile di Montepulciano e Morellino di Scansano.
A Sangiovese possui resulta em vinhos tintos de corpo médio, com taninos que variam de médios a forte. Boa expressão de frutas, especiarias e notas herbáceas. Além de trazerem taninos firmes e acidez elevada, os rótulos de boa qualidade são muito equilibrados e com final elegante.
No Brasil algumas vinícolas têm investido nesta variedade, principalmente na Serra Gaúcha e nos Campos de Cima da Serra, na cidade de Vacaria.
A Bon Vivant degustou e apresenta duas dicas de Sangiovese brasileiro. Eles fazem parte do guia de tintos elaborados com variedades menos conhecidas dos consumidores. Se você que saber mais é só clicar em https://simplebooklet.com/tintasparaconhecer1
92 pontos
Cristofoli
Variedade: Sangiovese
Safra: 2020
Elaborado por Cristofoli Indústria Vinícola do Brasil, localizada no distrito de Faria Lemos, Bento Gonçalves, Serra Gaúcha
Preço: R$ 94,90
Onde comprar: https://vinicola-cristofoli.lojaintegrada.com.br/sangiovese
90 pontos
Zanotto
Variedade: Sangiovese
Safra: 2020
Elaborado pela Vinícola Campestre, localizada em Vacaria, Campos de Cima da Serra do RS.
Preço: R$ 59,90
Onde comprar: https://www.vinhosevinhos.com/zanotto-sangiovese.html
Foto: Tatiana Cavagnolli
Comments