Os vinhos tintos produzidos com a casta Merlot são excelentes para serem degustados sozinhos, mas acompanham bem pratos de culinárias distintas. As características da uva Merlot fazem com que os vinhos tintos produzidos com a casta sejam ótimas escolhas para acompanhar uma refeição, já que a variedade é bem eclética. Isto quer dizer que a acidez não é alta, nem os taninos muito presentes. Os varietais de Merlot harmonizam bem com carnes magras, especialmente as vermelhas. Em relação aos queijos escolha os de média maturação, assim não haverá erros. Tenha cuidado com os peixes, saladas de folhas e alimentos apimentados!
Boeuf Bourguignon (foto acima)
Ingredientes
800 gr de músculo cortado em cubos grandes
1 litro de vinho tinto encorpado
2 ramos de tomilho
4 dentes de alho com casca amassados
3 colheres de sopa de conhaque
100 ml óleo de girassol
2 colheres de sopa de farinha de trigo
600 ml de caldo de vitela (ou de galinha)
1 bouquet garni
2 cenouras sem casca cortadas ao meio pelo comprimento
20 cebolas tipo echalot
100 gr de champignon de Paris fresco cortado em 4
100 gr de panceta ou bacon
sal e pimenta do reino
Preparo
Misture a carne, vinho, tomilho, alho e conhaque em uma travessa funda. Cubra com filme de PVC e deixe marinar por uma noite. Escorra a carne numa tigela em uma peneira e reserve a marinada. Aqueça 4 colheres sopa de óleo numa panela grossa em fogo médio. Adicione a carne e refogue por 20 min. até dourar. Coloque sal e pimenta, a farinha e refogue por mais 3 min. Junte o caldo e a marinada e deixe ferver. Retire a espuma da superfície e acrescente o buque garni. Reduza o fogo e cozinhe, parcialmente tampado por 1:45 min., até a carne ficar bem macia. Nesta altura o molho deve estar espesso e uniforme. No meio do tempo de cozimento da carne, aqueça outra panela com 1 colher de óleo, fogo médio. Adicione a cenoura e a cebola e cozinhe por 10 min., até dourar ligeiramente. Junte a carne. Ao final, aqueça uma frigideira, dê uma dourada na panceta, junte os cogumelos e a carne.
Rendimento
5 porções
Extracotto de ossobuco e merlot
Ingredientes
600 g ossobuco
20 ml óleo de soja
750 ml vinho tinto merlot
100 g echalotes
1 dente de alho
40 g cenoura
50 g extrato de tomate
100 g bacon defumado
90 g cogumelos paris frescos
1 canela em pau
2 galhos de manjerona
1 folha de louro
1 galho de alecrim
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
50 g farinha de trigo
Purê de tubérculos
120 g de batata inglesa
120 g de batata doce
120 g de batata baroa
35 g manteiga
100 ml leite
sal a gosto
noz moscada a gosto
pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Extracotto
Em uma panela funda, dourar no óleo as echalotes cortadas ao meio, o alho picado e o bacon em cubos. Reserve. Temperar os ossobucos com sal e pimenta do reino, fazer um empanamento simples na farinha e selar na mesma panela do passo anterior. Reserve. Voltar à panela o reservado de echalotes, alho e bacon. Acrescentar a cenoura cortada em palitos (jardiniere) e o extrato de tomate. Deixar adquirir uma cor dourada com um aroma doce. Deglacear a panela com o vinho tinto. Deixar ferver por dois minutos. Voltar os ossobucos à panela. Fazer um bouque com a manjerona, canela em pau, louro e alecrim. Colocar na panela. Deixar ferver lentamente em fogo brando por cerca de 2 horas, até que a carne do ossobuco esteja macia e o molho encorpado. Se necessário acrescentar um pouco de água durante o cozimento. Nos últimos 15 minutos do cozimento, acrescentar o cogumelo paris em fatias grossas. Acertar o sal.
Purê de tubérculos
Cozinhar a bata inglesa, a batata doce e a batata baroa sem cascas em água com sal até ficarem macias. Amassar as batatas e devolver à panela. Adicionar a manteiga e o leite até que se encorporem as batatas amassadas. Acrescentar sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.
Receita de Fabio Ceconello Medeiros, participante do Gold Chef, concurso gastronômico organizado pela Cooperativa Garibaldi
Comments