Ele é engenheiro agrônomo e enólogo, mas se não tivesse optado por dedicar-se aos cuidados com a terra e elaboração de bons vinhos, ele seria, com certeza, um grande chef de cozinha. Mas não aqueles profissionais que cozinham por cozinhar, seria um alquimista apaixonado pela arte da gastronomia, que se realiza ao sentir a satisfação dos paladares daqueles que apreciam seus deliciosos pratos preparados com dedicação e amor, e que divide com seus convidados experiências desse mundo maravilhoso chamado gastronomia. Estamos falando do engenheiro agrônomo, enólogo e sommelier Jéferson Sancineto Nunes. É dele a segunda receita que buscamos lá nos arquivos da época em que a Bon Vivant era impressa. Como é bom recordar, né?
Espaguete com salmão e alho porró
Ingredientes
(para 4 pessoas)
280 g de espaguete de trigo duro
240 g de salmão
2 talos de alho poró (com as folhas!!!)
8 folhas de sálvia
1 xícara de Leite
1 colher de farinha de trigo
30 ml de óleo de oliva extra virgem
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Retirar a pele do salmão, as partes mais escuras da carne, os espinhos e cortar em tiras de aproximadamente 1 cm de espessura e 3 cm de comprimento e reservar. Lavar as folhas do alho poró e colocá-las em uma panela com um pouco de água e ferver em fogo baixo por 40 minutos e reservar. Cortar o alho poró em finas fatias (3-5 mm) e reservar. Cortar as folhas de sálvia em finas tiras (1-2 mm) e reservar. Misture a farina no leite frio e reserve. Quando a água onde será cozido o espaguete estiver fervendo, coloque sal e o espaguete. Nesse momento, coloque em uma panela já aquecida o óleo de oliva, o alho poró e mexa com uma colher de pau até que fique murcho, acrescente a sálvia e 3 conchas do caldo feito com as folhas do alho poró. Quando ferver, coloque o leite com a farinha e mexa para não grudar no fundo da panela. Coloque o sal, a pimenta e faltando 2 minutos para que o espaguete fique pronto adicione o salmão. Separe o espaguete da água de cozimento e coloque sobre o molho mexendo bem para ficar bem homogêneo e coloque nos pratos e para finalizar um fio de óleo de oliva em cada prato. (CRÉDITO DA FOTO: Tatiana Cavagnolli)
Dica de harmonização
Para harmonizar com a massa a indicação é um vinho Chardonnay. Separamos o link abaixo com algumas sugestões. Clique e ao final da compra insira o cupom de desconto BONVIVANT e ganhe ainda mais descontos, mesmo em vinhos que já estão na promoção!
Comentarios