top of page
Foto do escritorAndréia Debon

Inicia hoje, em todo o Brasil, o 1° Festival Vinhos de Portugal



Andréia Debon

@andreiadebon


Inicia hoje e segue até o dia 1º de novembro o 1° Festival Vinhos de Portugal no Brasil. Mais de 2,5 mil estabelecimentos dedicarão suas prateleiras físicas e virtuais aos vinhos portugueses. A ação se espalhará, presencialmente, por 18 estados e online alcançará os consumidores de todo o País, através de grandes e-commerces.


O mercado brasileiro é promissor para os portugueses e vem crescendo ano a ano. De janeiro a agosto foram mais de US$ 30 milhões importados de Portugal. Em 2019, cerca de 3,5 milhões e meio de brasileiros viajaram a Portugal e voltaram encantados com a hospitalidade, a gastronomia e a facilidade com a língua. Os vinhos mais procurados e consumidos pelos brasileiros são os vinhos verdes. Portugal é hoje o segundo país que mais exporta vinhos ao Brasil. O Chile é o primeiro.


Inicialmente focado no segmento varejista, um dos principais canais responsáveis pelo aumento do consumo de vinhos em casa - um dos impactos da pandemia do coronavírus -, o festival cresceu: teve adesão do e-commerces, que também se tornaram um importante canal de vendas durante a quarentena, e, em seguida, empórios, adegas e importadoras se juntaram.

Além de estados mais tradicionais no consumo de vinhos, como os das regiões Sudeste e Sul, estabelecimentos do Pará e do Amapá estão confirmados, assim como redes de supermercados importantes no Nordeste.


“Portugal está atento ao consumidor e quer estar cada vez mais próximo. Por isso, fomos onde ele está neste momento: nos supermercados, e-commerces, lojas e empórios. O Brasil está redescobrindo Portugal, há uma variedade de castas incrível, muita coisa ainda por chegar e os consumidores estão cada vez mais ávidos por novidades. Temos o que oferecer. Convocamos os brasileiros a descobrirem os sabores de Portugal nos supermercados de todo o País. Os estabelecimentos certamente estão preparando boas ofertas e descontos”, comemora Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.

Conhecimento e capacitação nacional

Os endereços participantes receberam materiais exclusivos para os espaços reservados aos vinhos portugueses participantes do Festival, e os colaboradores tiveram um treinamento sobre vinhos portugueses com o consultor Carlos Cabral, que soma 50 anos de trabalho no mundo do vinho e mais de 23 anos atuando em uma grande rede de varejo.


“Creio que esta é a primeira vez em que é realizado um festival de vinhos desta magnitude no Brasil. Promover o vinho em estados mais distantes do eixo Rio-São Paulo é um feito, e só mesmo os vinhos portugueses poderiam movimentar algo assim, já que que falam nossa língua. Além disso, levamos treinamento, conhecimento e a cultura do vinho para mais de 3.500 profissionais, numa capacitação que seria presencial, mas foi migrada para o digital. Temos certeza que a segunda edição do Festival contará com ainda mais estabelecimentos. Nossa meta é atender todo o território nacional”, resume Carlos Cabral.


O Festival Vinhos de Portugal no Brasil é promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page