Chef Fredi Fontana
@cheffredifontana
Segundo conta a história, o primeiro prato de nhoque (gnocchi em italiano) foi produzido até o século 17. Era preparado pelas famílias italianas mais pobres com pão velho (ralado ou moído). O mesmo era misturado com um pouco de farinha (o ingrediente era caro e somente as famílias mais abonadas utilizaram com frequência) e água quente. A massa era modelada em cilindros e cortada em toquinhos, que depois eram cozidos em água ou em um caldo de vegetais e ossos de galinha. Com o tempo, até os ricos copiaram a ideia. A batata foi a última a entrar na história, pois chegou à Europa no século 18. Hoje, cada região da Itália tem sua versão de ‘gnocchi’. Os nomes variam – cavatelli e pisarei, em formato de conchinha, às vezes com ranhuras feitas numa tábua própria, são alguns exemplos.
No Brasil é um prato muito apreciado, e pode ser servido com molhos diversos. Nesta semana trazemos por aqui uma receita de Gnocchi de batata com molho de manteiga e sálvia.
“Cozinhar é o mais primitivo e arriscado ato. No alimento se coloca ternura e ódio. Na panela se verte temperos ou veneno. Cozinhar não é serviço. Cozinhar é um modo de amar os outros...” Autor: M. Couto
Gnocchi de batata com molho manteiga e sálvia
Ingredientes:
· 1 kg de batata;
· 1 ovo inteiro;
· 4 colheres de queijo ralado;
· Noz moscada a gosto;
· Farinha de trigo até da o ponto.
· Folhas de sálvia;
· Manteiga;
· Queijo parmesão ralado;
· Sal;
· Pimenta do reino a gosto.
Modo de fazer:
Cozinhe as batatas com pouca água ou no vapor, escorre-as, descasque e passe por processador ou espremedor de batatas, deixar esfriar um pouco, acrescentar o ovo e os demais ingredientes, adicione a farinha de trigo até dar o ponto. Enrole em formato (dedo minguinho), cozinhar em água salgada fervente com um fio de óleo, assim que os nhoques “subirem” retire com uma escumadeira.
Para o molho, lentamente aqueça a manteiga juntamente com as folhas de sálvia inteiras, junte o gnocchi, um pouco da água do cozimento (deixará o molho cremoso e não gorduroso), acerte sal e pimenta cozinhando por mais 30 segundos, junte o queijo e desligue. Sirva a seguir.
Um vinho para harmonizar – por Andréia Debon
Para harmonizar com esta receita eu escolheria um vinho branco aromático, assim como o prato (o perfume da sálvia é uma delícia, né?) Minha dica é este Torrontés elaborado pela Vinícola Don Guerino, localizada em Alto Feliz, na Serra Gaúcha. Você pode comprar acessando o link https://www.vinhosevinhos.com/vinho-don-guerino-torrontes-vintage.html Insira o cupom de desconto BONVIVANT e ganhe mais 5% de desconto.
Comments