Chef Fredi Fontana
@cheffredifontana
Um dos pratos preferidos pelos brasileiros é a carne. E essa paixão vem crescendo também de outra forma: o hambúrguer. A origem do hambúrguer é alemã, mas a iguaria foi adaptada pelos norte-americanos. Com isso, o hambúrguer pode ser aproveitado não só com carne vermelha, mas também com carne branca, peixe e até vegetariano e vegano. Os acompanhamentos são considerados essenciais e para a maioria das pessoas dois ingredientes são fundamentais: queijo cheddar e bacon.
No post da semana passada ensinei a preparar o pão para o hambúrguer (confira no link a receita (https://bit.ly/3cEGLVY). Hoje vamos aprender a fazer um hambúrguer de paleta bovina assado na grelha. O sabor da carne na brasa invade a casa, deixando todos com água na boca. Bom apetite a todos!
Super Burguer de paleta bovina (rendimento: 6 porções)
Ingredientes
1kg de Carne bovina moída (paleta);
1 colher de sopa de sal;
Pimenta do reino moída grossa à gosto;
Bacon em lâminas;
200g de queijo cheddar + 200g de creme de leite (ultrapasteurizado);
Modo de Preparo
Junte a carne moída com os temperos (sal e pimenta). Incorpore todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Faça 6 bolinhas e entre dois sacos plásticos modele os hambúrgueres com as mãos, eles precisam ficar do tamanho do pão e bem espessos. Deixe os burguers parados por 10 a 15 minutos em temperatura ambiente. Utilize a churrasqueira com brasa e grelhe por aproximadamente por 3 minutos cada lado (dependendo da temperatura e distância entre a grelha e as brasas). Para o molho acrescente em uma panela pequena o creme de leite e aqueça até iniciar a fervura, desligue, adicione o queijo e mexa até dissolver formando o molho. Opcionalmente você pode colocar o queijo diretamente sobre o hambúrguer na finalização do cozimento sobre a grelha e não utilize o creme de leite. Ficará quentinho e cremoso também! Coloque sobre o pão australiano (ou de sua preferência) cortado ao meio, cubra com o molho, adicione tomates e/ou folhas verdes de sua preferência. Fotos: Fredi Fontana
Um vinho para harmonizar – por Andréia Debon
O vinho, na maioria das vezes, é associado a pratos mais elaborados. No entanto, ele combina também com um hambúrguer, por exemplo. Além da experiência de provar uma nova combinação de sabores, o vinho possui componentes que ajudam na digestão da carne e de alimentos gordurosos.
Com a receita do hambúrguer de paleta bovina eu indicaria um vinho elaborado com a variedade Tempranillo. A ideia é não ser um Tempranillo muito pesado, com vários meses de barricas, mas um vinho mais leve e que destaque a fruta. Eu gosto muito do Seival by Miolo Tempranillo, elaborado na região da Campanha Gaúcha pela Vinícola Miolo. É um vinho de corpo médio e acidez equilibrada. E, o que é muito bom: com um preço justo, afinal, a ideia aqui é desmistificar que o vinho tenha que ser apreciado somente com pratos requintados. É um vinho com tampa rosca, ainda mais prático!
Este vinho você pode comprar na loja Vinhos e Vinhos, através do link https://www.vinhosevinhos.com/seival-by-miolo-tempranillo.html. Se você inserir o cupom de desconto BONVIVANT ao final da compra ganha desconto!