Um grupo formado por sete enólogos e pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho avaliou às cegas 11 amostras de vinhos elaborados por vinícolas que fazem parte da associação Altos Montes. O painel avaliou 11 amostras de vinhos finos, sendo seis da safra 2024, que só devem chegar ao mercado em 2026, e cinco de safras anteriores, que foram reavaliadas e estarão disponíveis aos consumidores até abril de 2025. Todos os vinhos foram recomendados por unanimidade pelos especialistas.
O processo é uma exigência para os vinhos obterem o selo IP antes de serem comercializados, contou com a participação de enólogos da EMBRAPA Uva e Vinho, da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e das vinícolas associadas à Altos Montes. Entre os profissionais estavam Celito Guerra e Giuliano Pereira (EMBRAPA), Vagner de Vargas Marchi (ABE – Vinícola Monte Sant'Ana), além de André Tonet (Cave de Angelina), Delto Garibaldi (Laboratório Lavin), Eduardo Ulian (Vinícola Família Ulian) e Ênio Debon (Vinícola Debon).
As amostras da safra 2024 avaliadas incluem uma variedade de vinhos tintos de guarda, como Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Marselan e Tannat provenientes das vinícolas Bebber, Caetano Vicentino, Fabian, Famiglia Veadrigo e Monte Reale. Esses vinhos passarão por barricas e envelhecimento em garrafa antes de serem comercializados, garantindo maior complexidade e qualidade. Já as amostras reavaliadas das safras 2022 e 2023 abrangem rótulos como Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Tannat, elaborados pelas vinícolas Caetano Vicentino, Fabian e Terrasul.
O presidente da Altos Montes, Felipe Bebber, reforçou a importância do processo de avaliação: “O selo IP não é apenas uma certificação de origem, mas uma garantia de qualidade e autenticidade. Esse rigor fortalece nossa identidade e diferencia nossos vinhos no mercado.”
Fundada em 2002, a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes congrega 19 vinícolas e 15 estabelecimentos gastronômicos turísticos nas cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua. Desde 2012, com a obtenção do selo de Indicação de Procedência, a região tem se destacado pela produção de vinhos que expressam o terroir único, caracterizado por altitudes entre 600 e 885 metros e alta amplitude térmica, características que proporcionam vinhos únicos e de alta qualidade.
Confira os rótulos analisados:
VINHOS DA SAFRA 2024 (em avaliação para o mercado em 2026)
CAETANO VICENTINO - VINHAS & VINHOS
- Cabernet Franc - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda
- Tannat - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda
FAMIGLIA VEADRIGO
- Cabernet Franc - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda
VINHOS FABIAN
- Cabernet Sauvignon - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda
VINÍCOLA BEBBER
- Tannat - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda
VINÍCOLA MONTE REALE
- Marselan - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda
VINHOS REAVALIADOS DE SAFRAS ANTERIORES (disponíveis até abril de 2025)
CAETANO VICENTINO - VINHAS & VINHOS
- Cabernet Franc - 2023 - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda
TERRASUL VINHOS FINOS
- Cabernet Sauvignon - 2023 - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda
VINHOS FABIAN
- Sauvignon Blanc - 2023 - Vinho Fino Branco Seco
- Pinot Noir - 2023 - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda
- Tannat - 2022 - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda
Comments