top of page
Foto do escritorAndréia Debon

Você sabia que cada tipo de vinho exige uma garrafa própria?


Tão importante quanto a harmonização entre a comida e o vinho é a combinação entre o vinho e a garrafa em que é envasado. Cada tipo de vinho exige uma garrafa própria, adequada às características do produto e que mantenha sua qualidade. Na maior parte do mundo, não há regras sobre formatos, capacidade ou tipos de fechamento. Mas, em algumas regiões, especialmente na França, os produtores são obrigados a seguir normas governamentais, mantendo um padrão único.


Confira abaixo como é cada tipo de garrafa que chega a sua mesa:




Bordeaux - Essa garrafa tem corpo reto e ombros bem delineados para segurar os sedimentos do vinho. É produzida nas versões verde, para vinhos tintos, e transparente, para os brancos e rosés.




Borgonha - Os ombros são mais suaves e menos marcantes. Essa garrafa também é utilizada para vinhos brancos e tintos.




Champagne e espumante - O vidro é mais espesso para suportar a pressão do gás. A cor padrão é verde, mas existem variações em branco, principalmente para espumantes rosés, de forma a destacar a cor da bebida, e em âmbar.




Reno - Originária do Vale do Reno, na Alemanha, essa garrafa é mais fina do que as francesas, mas tem o pescoço comprido. É mais utilizada para vinhos brancos, especialmente os feitos com uvas riesling.




Porto - Além de envasar o tradicional vinho português que lhe dá o nome, essa garrafa é utilizada em outras variedades de vinhos doces, como o Jerez e o Madeira. Seu formato é bastante diferenciado das demais, sendo mais baixa e mais larga, com ombros praticamente quadrados.


Dica de pauta enviada por Verallia, uma das maiores fabricantes de embalagens de vidro para bebidas e alimentos no mundo, com fábricas em 11 países, três delas no Brasil, em Porto Ferreira (SP), Jacutinga (MG) e Campo Bom (RS).

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page